17 de março de 2011

Projeto Alzheimer

Imagine que acabou de assistir um filme e está olhando para os créditos, ao final, e não se lembra de nada do que viu. Você não dormiu durante a sessão, ficou com os olhos da tela e mesmo assim não se lembra da trama, dos personagens, de nada. Muitas vezes é assim a vida de alguém com início da doença de Alzheimer.

Exercícios antes da artroplastia podem ser benéficos

Em um estudo recente publicado no periódico “Journal of Strength and Conditioning Research”, pesquisadores da Universidade de Louisville (USA) Investigaram os efeitos de um programa de exercícios conduzido antes da cirurgia de Artroplastia de Joelho (pré-reabilitação) e concluíram que é possível ganhar força e diminuir a dor mesmo em pacientes com artrose avançada.
Em matéria disponível no site Science Daily, a pesquisadora Ann UofL de Swank, (Ph.D. em Fisiologia do Exercício) comenta alguns pontos da pesquisa.

Óleo de planta ajuda a recuperar movimentos de vítimas de AVC

O óleo essencial da Alpinia speciosa Schum, planta regional do Nordeste conhecida como 'Bastão do Imperador' e muito utilizada na fabricação de colônias para o candomblé, tem ação relaxante que ajuda na recuperação pacientes com o sistema nervoso lesionado por doença vascular encefálica, lesões de medula, paralisia cerebral, traumatismo crânio-encefálico, esclerose múltipla, entre outras enfermidades que atingem a via nervosa.

14 de março de 2011

Seu cérebro precisa voltar à escola?



Essa é aquela época do ano em que todas as crianças, adolescentes e a maioria dos jovens adultos voltam às aulas após um longo período de férias. Mas e aqueles adultos que estão há muito tempo longe da escola? Seus cérebros também se beneficiariam se voltassem às aulas? Será que seus cérebros velhos teriam condições de aprender e reter esse aprendizado?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...