8 de abril de 2011

Influência do resfriamento e do aquecimento local na flexibilidade dos músculos isquiotibiais




OBJETIVO: O propósito deste estudo foi analisar os efeitos do resfriamento e do aquecimento sobre a flexibilidade dos músculos isquiotibiais, observando os efeitos agudos e crônicos. 


MÉTODOS:Quarenta voluntários foram aleatoriamente incluídos em um dos quatro grupos (n=10): 1) grupo controle; 2) grupo alongamento (técnica sustentar-relaxar) para os músculos isquiotibiais, por duas semanas consecutivas; 3) grupo alongamento precedido da aplicação de crioterapia (25 minutos) na região posterior da coxa e 4) grupo alongamento precedido de aquecimento com diatermia por ondas curtas (25 minutos). A avaliação da flexibilidade muscular foi realizada através

Descoberto gene ligado à metástase do câncer de pulmão


Atividade irregular do gene NKX2-1 está relacionada com maiores chances do câncer se espalhar pelo organismo.

O câncer de pulmão é considerado um dos mais letais, uma vez que sua detecção é feita em estágios tardios da doença

Uma alteração genética pode ser a responsável por espalhar o câncer de pulmão pelos demais órgãos do corpo. Segundo uma recente pesquisa publicada no periódico Nature, existem algumas mudanças genéticas que podem levar à metástase desse tipo de câncer, reduzindo as chances de sobrevida do paciente. O câncer de pulmão é o tipo mais comum no mundo. A última estimativa mundial

Cursos Grátis

Galera essa é pra quem habita no RJ.

Núcleo de Telessaúde da UERJ está oferecendo vários cursos online inteiramente de graça

A maior parte dos cursos oferecidos são relacionados à enfermagem, mas tem 3 cursos de fisioterapia que são bastante interessantes:

Na área da Saúde da Criança e do Adolescente:
Avaliação Fisioterápica do Desenvolvimento Neuropsicomotor de Prematuros

Na área de Saúde da Família
Fisioterapia Respiratória em Domicílio

Na área de Saúde do Homem
Incontinência Urinária Masculina - Abordagem Fisioterápica

Além desses tem ainda:
* Pesquisa Clínica Baseada em Evidências 
* Acesso à Fonte de Informação
* Abordagem do Idoso com Episódios de Quedas 

* Envelhecimento e a Atenção Integral à Saúde do Idoso 

Um verdadeiro um "achado" na net !
Via o Blog O Guia do Fisioterapeuta (fisioterapia humberto)(turma da fisioterapia)

Vamos aproveitar enquanto ainda está "no ar"!!!

7 de abril de 2011

AVALIAÇÃO DA APTIDÃO CARDIORRESPIRATÓRIA DE CRIANÇAS COM DISPLASIA BRONCOPULMONAR


(IMAGEM: DISPLASIA BRONCOPULMONAR)

RESUMO
Objetivo: Avaliar a aptidão cardiorrespiratória e verificar a presença de broncoespasmo induzido pelo exercício (BIE) em crianças
com displasia broncopulmonar (DBP). Método: Foram realizadas prova de função pulmonar e análise de gases em um teste cardiopulmonar, em 46 crianças com idade entre 7 a 10 anos, formando três grupos: crianças nascidas pré-termo com DBP, (DBP, n= 13); crianças nascidas pré-termo sem DBP, (RNPT, n= 13); e crianças saudáveis nascidas a termo, (Controle, n= 20).
 Resultados: A duração dos testes foi 7,70 ± 1,49; 9,1 ± 2,02 e 8,4 ± 2,12 min; o VO2
máximo foi 35,98 ± 5,33; 38,99 ± 6,73 e 34,91 ± 6,09 ml/kg/min; e a VE foi 28,54 ± 7,39; 28,84 ± 5,98 e 28,96 ± 6,96 l/min para os grupos DBP, RNPT e Controle, respectivamente.

Não foram encontradas diferenças significantes entre os grupos (p> 0,05). A FCmáxima foi 188 ± 9,37; 196 ± 5,15 e 197 ± 10,90 bpm; a taxa de troca gasosa máxima (R) foi 1,21 ± 0,22; 1,10 ± 0,06 e 1,05 ± 0,05 para os grupos DBP, RNPT e Controle, respectivamente, sendo esses valores  diferentes entre o grupo Controle e DBP (p< 0,05). Os valores do VEF 1 pré e VEF 1  pós-exercício foram de 99 ± 12% e 94 ± 14%; 100 ± 14% e 100 ± 15%; e 102 ± 15% e 101 ± 15%, para os grupos DBP, RNPT e Controle,
respectivamente. Na comparação do VEF 1 pré e pós-exercício não houve diferenças significantes e nem caracterização de BIE nos grupos.
 Conclusão: A diferença encontrada no R pode ser relacionada a alterações ventilatórias e à difusão pulmonar. A aptidão cardiorrespiratória das crianças com DBP é semelhante à dos grupos RNPT e Controle.

Fonte: Assobrafir
para ler o artigo na integra clique aqui

Síndrome do Neurônio Motor Superior e Síndrome do Neurônio Motor Inferior


 Síndrome do Neurônio Motor Superior
Decorre de lesão cortical ou das vias centrais relacionadas com a motricidade: trato córtico-espinhal e trato retículo-espinhal inibidor (ou bulbar) sendo seu reconhecimento feito a partir de sinais e sintomas bem definidos. Uma lesão piramidal costuma acometer grupamentos musculares mais extensos, pois um feixe nervoso central influência vários grupos de neurônios periféricos. Dessa forma, uma lesão central costuma levar a fraqueza proporcionalmente mais difusa do que uma lesão periférica.


Na fase aguda de uma lesão piramidal temos uma fraqueza tanto proximal quanto distal, que com o tempo vai recuperando na região axial e proximal dos membros, porém sem grande melhora nos segmentos mais distais, pelo fato de haver maior representação cortical dos segmentos distais e por haver outros tratos que também são responsáveis pela inervação proximal, como o trato retículo-espinhal e vestíbulo-espinhal, além de essa ser bilateral.


Na síndrome piramidal observamos dois tipos de sinais, os de liberação, que aparecem numa fase subaguda da lesão, e os deficitários, que surgem na fase aguda. Liberação: hiper-reflexia profunda, isto é, reflexos policinéticos mais amplos e bruscos, aumento da área reflexógena, clônus, hipertonia espástica, sincinesias e o sinal de Babinski. Entre os deficitários, temos a paresia/plegia e a abolição dos reflexos superficiais como o cutâneo plantar e o cutâneo-abdominal.

6 de abril de 2011

Banana é uma grande aliada na prevenção do AVC


Consumir a fruta três vezes ao dia reduz as chances de derrame em 21%

Para prevenir o AVC, 3 bananas ao dia

Pessoas que comem três bananas todos os dias têm um risco até 21% menor de sofrerem um Acidente Vascular Cerebral (AVC). É o que sugere uma pesquisa europeia publicada na mais recente edição do periódico Journal of the American College of Cardiology.

Obesidade materna é risco de vida para o bebê


Filhos de obesas correm 2 vezes mais risco de morrerem antes de 1 ano de vida


Mulheres gestantes que estão obesas no início da gravidez podem colocar a saúde do bebê em risco

Bebês cujas mães sofreram de obesidade desde o início da gestação correm duas vezes mais risco de morrer antes de completarem um ano de vida. O alerta é resultado de uma pesquisa de cientistas da Universidade de Newcastle, na Inglaterra, publicada no periódico Human Reproduction.

Prescrição de exercícios aeróbios

Postagem de refresco, voce lembra como se faz uma prescrição adequada de exercícios aeróbios?
Pois bem este tópico esta muito legal vale a pena dar uma boa olhada.
Abraço a todos



5 de abril de 2011

Aspirina pode reduzir risco de câncer de pâncreas


Uso da droga uma vez ao mês reduz em 26% chance de desenvolver a doença



O uso de aspirina ao menos uma vez por mês está associado a uma diminuição significativa de risco de desenvolvimento de câncer no pâncreas. É o que indicam os resultados de uma pesquisa americana apresentada nesta segunda-feira durante reunião anual da Associação Americana de Pesquisa em Câncer.

A ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NA PREVENÇÃO DA SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO EM ACADÊMICOS DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

O computador atualmente é uma ferramenta bastante utilizada tanto nas atividades laborais como pessoais, e este uso nem sempre é realizado de forma correta podendo então o individuo ter como conseqüência disso uma patologia, sendo a mais comum a Síndrome do Túnel do Carpo que é caracterizada pela compressão do nervo mediano na região do túnel do carpo. Os acadêmicos do Curso de Ciência da Computação podem ser um grupo de risco uma vez que o computador é sua ferramenta de estudo e futuramente de trabalho. A ergonomia e ginástica laboral apresentam-se como opção para a prevenção desta patologia uma vez que promovem melhor utilização das máquinas e diminuem as sobrecargas.

Obs: Para obter a monografia na íntegra favor enviar email para suzely4@gmail.com

Fonte: portaldafisioterapia

62% das crianças com cardiopatias congênitas não recebem atendimento


Pesquisa que mapeia cenário nacional traz dados alarmantes sobre o atendimento a crianças que nascem com problemas genéticos no coração.


Todos os anos, cerca de130 milhões de crianças nascem no mundo com algum tipo de cardiopatia congênita. Só no Brasil, são aproximadamente 21.000 bebês que precisam de algum tipo de intervenção cirúrgica para sobreviver. Desses, 6% morrem antes de completar um ano. O número é alto. Mas ainda maior é o déficit de atendimentos a essas crianças: 62% dos brasileiros que nascem com algum tipo de doença genética no coração não encontram atendimento.

4 de abril de 2011

Estudo renova esperança de vítimas de lesão na coluna




Cientistas da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, obtiveram sucesso em uma experiência em que células nervosas de camundongos foram cultivadas em microtubos. O experimento renova a esperança na regeneração de células nervosas danificadas por conta de doenças ou lesões na coluna vertebral, o que poderia fazer com que pessoas com esses problemas voltassem a andar.

Enxaqueca pode estar relacionada a defeito no coração

Pesquisa feita com crianças e adolescentes mostrou que 50% dos que tinham enxaqueca também apresentaram defeito no coração




Dor de cabeça em crianças pode estar relacionada a problema cardíaco


Cerca de 15% das crianças sofrem de enxaqueca e um terço delas têm enxaqueca com aura - um conjunto de sintomas que podem incluir alterações visuais, fraqueza e até alucinações. Estudo publicado pelo periódico científico Pediatrics sugere uma ligação entre enxaqueca com aura em crianças e um defeito cardíaco conhecido como forame oval patente (FOP), que afeta 25% das pessoas nos Estados Unidos.

Depressão feminina é mais prejudicial para os relacionamentos



O fato de a depressão ser uma doença que pode acabar com relacionamentos já havia sido estudado e comprovado. Agora, pesquisadores israelenses descobriram que quando a mulher sofre de depressão ela pode estar não só se colocando para baixo como trazendo junto consigo seu parceiro. Segundo médicos da Universidade Hebraica de Jerusalém, o fato de a mulher estar deprimida pode afetar negativamente tanto a percepção de seu companheiro quanto a forma como ela percebe os sentimentos dos outros. 

Cirurgia menos agressiva pode corrigir problema na válvula aórtica em idosos


A estenose da válvula aórtica atinge principalmente a população idosa, mas até hoje, no Brasil, a cirurgia para correção não era indicada para essa faixa etária.



Uma das novidades apresentadas no 38˚ Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, que acontece até o dia 2 de abril, em Porto Alegre, pode melhorar a vida dos idosos brasileiros com estenose da válvula aórtica. A doença, que atinge 6% da população com mais de 75 anos, se caracteriza pelo estreitamento da abertura da válvula aórtica, causado pela calcificação, o que faz com que menos sangue vá para a artéria aorta.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...