13 de maio de 2011

Bandagem Funcional


Bandagem funcional (BF) é uma técnica de utilização de fitas adesivas aplicadas sobre a pele cujo principal objetivo é a estabilização articular, promovida pela resistência mecânica da fita.


A bandagem teve origem nos Estados Unidos por uma necessidade do meio esportivo de se prevenir lesões, reabilitar e diminuir o tempo de afastamento dos atletas da prática esportiva. Hoje sua maior utilização continua sendo na prevenção e tratamento de lesões relacionadas ao esporte, por diminuir o tempo de afastamento dos atletas, especialmente quando o trauma é decorrente da própria prática esportiva.


A técnica de bandagem é um recurso muito importante, já que proporciona efeito imediato na estabilização articular e alívio da dor para os atletas. Além disso, é de fácil e rápida aplicação. O material para a bandagem é especial e existe uma seqüência para a sua aplicação. Para lesões de tecidos moles, pode-se usar fitas de material elástico e para se fazer uma proteção articular, utiliza-se material não elástico.


Então, a BF, na verdade é um conjunto de fitas com finalidades de aplicação distintas. A disposição, colocação e tensão destas fitas serão de acordo com o objetivo e a anatomia do segmento a ser tratado. A eficácia da BF depende da técnica de aplicação, do tipo de material, do tempo de utilização e do tipo de prática esportiva.

As vantagens da utilização da bandagem funcional são várias, dentre elas:
sustentar e apoiar às áreas de estresses excessivos e/ou repetidos
estabilizar as articulações que apresentem histórico de lesões
oferecer uma compressão moderada, controlando o edema

Portanto, as indicações da bandagem funcional são:
distensões ligamentares
entorses articulares
frouxidão da cápsula articular
pequenas fissuras ósseas
lesões musculares, como distensões e contusões

Muitos estudos vêm sendo realizados com o objetivo de analisar o mecanismo de ação das bandagens, ou seja, para verificar se a diminuição da incidência de lesões ocorre devido ao efeito mecânico ou por um efeito neuromuscular. Porém, alguns estudos mostram que após 20 minutos de atividade física, a BF perde parcialmente sua resistência mecânica, tornando-se frouxa.
Por esse motivo vem sendo desenvolvidos novos tipos de bandagem funcionais e principalmente atletas de auto rendimento vem aderindo cada vez mais as bandagem funcionais.
Caso queira mais informações a respeito acesse o site da terapia manua

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...