Essa é especial, aprenda como conquistar seu paciente, em momentos de concorrência o diferencial é você, então aproveite a matéria e aprenda com um especialista.
Não é novidade para ninguém que se você não der uma atenção especial ao seu paciente (cliente) as chances de você fracassar são grandes.
Atualmente os serviços oferecidos na maioria dos seguimentos são muito ruins. E na fisioterapia não é muito diferente. Sendo assim, o fisioterapeuta, que trata bem o seu paciente (cliente) leva enorme vantagem perante
os seus concorrentes. Se eu lhe perguntar para você lembrar de uma situação em que foi tratado mal no último mês tenho certeza que você rapidamente me contará vários episódios. Porém, se eu lhe perguntar se nos últimos 3 meses você se lembra de ter sido bem atendido provavelmente a resposta não será tão imediata.
Uma coisa é unânime. Nada supera a nossa capacidade técnica. Se conseguirmos sanar a dor (queixa) de nossos pacientes seguramente conquistaremos o respeito e a admiração deles. Isso é inquestionável. Por outro lado, se conseguirmos fazer isso de uma forma diferenciada melhor.
E como fazer isso de forma diferenciada? Como devemos nos comportar para que isso aconteça? O que devemos falar para conquistar o nosso paciente?
Estas são algumas das importantes perguntas, que devemos nos concentrar na busca das melhores respostas.
Pensando nas respostas para estas perguntas selecionei aqui 3 dicas fundamentais para que isso ocorra:
- Dica número 1: Para conquistar o seu paciente (cliente) valorize-o.
A necessidade de ser valorizado representa uma das necessidades mais fortes do ser humano. Desta forma, valorize o seu paciente elogiando sempre. Mas, elogie de forma sincera. Falsidades não colam e as pessoas rapidamente percebem. Não estou lhe pedindo também para bajular o seu paciente, pois muitos não gostam de bajulação. Elogios sinceros provocam mudanças impressionantes.
Certa vez resolvi seguir o conselho de um amigo e procurar cortar o cabelo com uma pessoa, que ele me indicou. De tanto este meu amigo falar bem dele decidi conhecê-lo. Ao conhecê-lo pude perceber que o meu amigo estava realmente certo. Este cabeleireiro era de origem muito simples e com muito pouco estudo. Porém, ele soube como conquistar o seu espaço de uma forma muito simples e muito especial. Além de ele ser uma pessoa muito humilde (as pessoas sempre se simpatizam por pessoas assim) ele também cortava muito bem o cabelo de seus clientes. Após, conhê-lo estou há aproximadamente 15 anos cortando cabelo com ele. Durante estes anos pude perceber que a habilidade dele em fazer elogios sinceros aos seus clientes sempre foi muito apurada. Por ter conquistando tantos clientes ele atualmente corta cabelo apenas por hobby, pois adquiriu tantos imóveis na cidade, que não precisaria mais trabalhar.
Sendo assim, jamais devemos perder a oportunidade de elogiar o nosso paciente, elogie a profissão dele, a roupa, os pertences, o carro, os filhos, a família etc. E lembre-se de fazer isso sempre de forma sincera e se você exercitar isso a cada dia seja com os seus amigos ou com os seus familiares este comportamento se tornará um hábito.
Como infelizmente não recebemos muitos elogios ao longo de nossas vidas não temos o hábito de fazer isso. Mas, se você praticar isso a cada dia perceberá como esta simples dica é muito valiosa e, assim como o sorriso, não custa quase nada.
- Dica número 2: O maior interesse do seu paciente é por ele mesmo.
Quando estiver conversando com o seu paciente jamais fale da sua vida. Faça perguntas sobre a vida dele, sobre as viagens, sobre as conquistas dele. E apenas fale da sua vida se for perguntado, mas seja breve. Afinal, as pessoas têm uma enorme necessidade de falar sobre a sua própria vida, mas poucas pessoas têm a paciência e a inteligência de ouvi-las. É por este motivo, que muitas pessoas pagam os psicólogos para que possam ser ouvidas. É isso mesmo, infelizmente temos que pagar para sermos ouvidos.
Exercite além dos músculos do seu paciente “exercite os seus músculos da audição” sabendo ouvir com atenção. Um bom ouvinte se empenha em prestar ao máximo a atenção no que está ouvindo e não fica apenas esperando a oportunidade de falar de si mesmo e de sua própria vida. Aliás, talvez este seja o motivo pelo qual nascemos com apenas uma boca e com dois ouvidos.
- Dica número 2: Lei do retorno equivalente.
Você recebe tudo aqui que der. Trate o seu paciente com respeito e atenção. Se for simpático com ele receberá o mesmo de volta. Se lhe fizer um elogio o seu paciente na primeira oportunidade lhe retribuirá. Se for grosseiro ele nunca mais voltará e irá divulgar de forma detalhada a sua grosseria aos seus conhecidos, que também transmitirão isso aos demais, pois todos nós temos uma facilidade incrível em lembrar as coisas ruins que nos fizeram e esquecemos com freqüência das coisas boas. É comum e não precisa ir muito longe se eu lhe pedir para você lembrar-se de algumas pessoas que lhe fizeram muitas coisas boas para você, mas se elas tropeçaram uma única vez infelizmente é desta vez que nos apegamos e impressionantemente jamais esquecemos.
Aplique estas dicas por uma semana e perceberá resultados surpreendentes. Estas dicas valem para qualquer relação entre pessoas, mas quando aplicadas aos seus pacientes é a sua carreira profissional que decola.
Se quiser me contar as suas experiências após ter aplicado estas dicas ficarei muito feliz em recebê-las e pronto para “ouvi-las”.
Um abraço sincero para você!
Fábio Lourencin, fisioterapeuta, empresário, professor e tenista teimoso.
e-mail: fabio@fisionet.com.br
Fonte: Fábio Lourencin (Fisionet.com.br)
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