2 de maio de 2011

Propaganda faz jovens beberem




Lugares belos, mulheres deslumbrantes e paisagens quase sobre natural faz jovens consumirem bebidas alcoólicas cada vez mais cedo.
Festas e lugares bonitos, mulheres lindas sempre sorrindo com garrafas e latinhas de cerveja na mão, voce com certeza já viu esse comercial na televisão certo!


Pois bem, voce sabia que esse tipo de propaganda estimula jovens ao consumo de álcool, é o que diz estudo publicado recentemente na revista de saúde Pública da UniFesp.



Segundo o estudo os jovens entre 11 e 16 anos acreditam que os comerciais mostrem somente a verdade e prestam muita atenção em comerciais, isso leva ao consumo precoce de bebida alcoólica, "Os jovens já têm até uma marca preferida de cerveja"”, diz a psiquiatra e autora do estudo, Roberta Faria. 


Rafael Sampaio (Vice-presidente da Associação Brasileira de Anunciantes) contesta a pesquisa, mas admite que os fabricantes sabem que a publicidade tem influência sobre o consumo de cerveja por adolescentes. “"Sabemos que há um ‘vazamento’ do sinal além do público-alvo do produto"”



No estudo, 1.115 estudantes de 11 a 16 anos, dos sétimo e oitavo anos do ensino fundamental de três escolas de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, responderam a um questionário com mais de 100 variáveis ligadas à ingestão de álcool - sendo o método por variáveis uma forma de investigação científica descrita na literatura médica. "A escolha da cidade foi baseada em informações do IBGE que indicam São Bernardo com um perfil socioeconômico parecido com o padrão nacional”", explica Roberta.
Já a amostra (a escolaridade dos alunos) foi determinada por dados do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), de 2004, que indicam o início do consumo de álcool no Brasil, em média, aos 12,5 anos. “"Não podemos atribuir o consumo de cerveja aos comerciais, mas a pesquisa aponta que eles estão associados ao ato”", diz Ilana Pinsky, psicóloga e vice-presidente da Associação Brasileira dos Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead).
Mas não é só a propaganda está ligada à iniciação alcoólica, segundo o estudo. “"Pouco controle dos pais e o consumo de cigarro também aparecem diretamente associados"”, afirma Ilana. O consumo de cerveja foi menor no grupo de jovens que respondeu “dar satisfação aos pais” ao sair sem a companhia de parentes. "O jovem vai imitar o comportamento do adulto, está na fase de experimentação, da curiosidade”", explica Ana Cecília Marques, psiquiatra e membro da Associação Brasileira de Psiquiatria
Olhe com atenção a imagem.




Fonte: Revista saúde pública (UniFesp)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...